28.4.19

1000 Ilhas?



Na verdade são bem mais do que mil as ilhas que formam o arquipélago Thousand Islands, situado no Rio S. Lourenço e onde andei ontem, num desvio no caminho para Toronto. Os termómetros marcavam então 4ºC, feels -1ºC, mas o barco em que vi uma parte do dito arquipélago era fechado ou eu não estaria aqui para contar.

As ilhas constituem uma fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos (até há uma ponte pedonal de 90 metros que une os dois países), são na realidade 1875, algumas com mais de 100 quilómetros quadrados de superfície, outras minúsculas. Muitas têm casas de férias, desertas agora porque o tempo não tem ajudado e o rio está tão agitado e tão cheio que quase chega a algumas janelas (vê-se bem numa das imagens).

O que há de mais sensacional é o Castelo Boldt (duas primeiras fotografias), cuja construção teve início em 1899 por George Boldt ter decidido dá-lo como prenda à mulher Louise. Porque esta morreu repentinamente em 1904, o magnata americano, então diretor geral do celebérrimo hotel Waldorf-Astoria de Nova Iorque, abandonou o projecto, este esteve parado durante 73 anos, foi retomado e pensa-se que venha a estar concluído em… 2047. Entretanto, o que está feito pode ser visitado por turistas na época alta.

Foi um dia diferente, sem cidades, e antes de chegar àquela, enorme, em que agora estou: Toronto.






 .

0 comments: