3.10.21

Guterres não está a exagerar

 

«Ao ler o discurso de António Guterres na abertura da 76.ª Assembleia Geral da ONU, ocorre-me uma sugestão aos professores do Ensino Secundário e Superior: encontrem forma de o distribuir aos alunos, com pedido de leitura e, em cada turma, descubram uma aula apropriada - cabe na maior parte das disciplinas - onde possa ser feita uma pequena reflexão e discussão sobre ele.

O seu conteúdo não é um rol de más notícias de um arauto da desgraça, mas sim a identificação de uma parte significativa de problemas que a sociedade humana deve encarar.

Na sua qualidade de Secretário-Geral da mais importante instituição mundial, afirmou que, "O nosso Mundo está à beira de um precipício e caminha na direção errada. Nunca esteve tão ameaçado, nem tão dividido". Parece-me que não exagerou, mas a frase vai ser deitada para o caixote do lixo. Os grandes poderes económicos e financeiros, que se alimentam das divisões e de empurrar contínuo de milhões de seres humanos para o precipício, estão em condições de dizer "os cães ladram, a caravana passa". Além disso, foi bem evidente que muitos países têm, em altos cargos do Estado, irresponsáveis e oportunistas de várias matizes e até autênticos facínoras políticos, como Bolsonaro.»

.

0 comments: