Não cessam as reacções contra a França pelo «envio» de ciganos romenos e búlgaros, que está agora a ser concretizada. Também a Itália é notícia, mas convém lembrar que a Alemanha os envia para o Kosovo, que Copenhaga quer expulsar 400 e que na Bélgica (maravilha das maravilhas…) houve 700 que foram expedidos da Flandres para a Valónia…
Parece assim absolutamente evidente que o problema se põe a nível de todo o continente europeu, sem se que se saiba exactamente do que se está a falar em termos quantitativos: o Conselho da Europa fala de 12 milhões de pessoas que, nalguns países, representam 5% da população. Um verdadeiro debate paneuropeu impõe-se (… ontem!), e não está a acontecer, para procura de soluções, partilha de recursos e conhecimento de experiências bem sucedidas.
Leio que a Espanha é precisamente uma excepção, pela positiva:
Se assim é, aprofunde-se o caso, estude-se a história do que foi feito.
Ou continuaremos a assistir a um fenómeno escandaloso, ignorando, talvez, que estes seres humanos nem sequer são bem recebidos nos «seus» países:
Uma vergonha – para todos nós.
...
1 comments:
Uma vergonha - exactamente. As limpezas étnicas radicais estão fora de moda, agora empurram-se os ciganos - não se sabe bem para onde. Talvez os queiram mandar de volta para a Índia (de onde parece que vieram no tempo em que os animais falavam...). Um nojo - exactamente.
Enviar um comentário